quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Annie Machon: "A mídia social incentiva as pessoas a viverem suas vidas on-line e aceitar todas as vigilâncias do Big Brother '


Annie Machon é um ex-oficial de inteligência MI5 do Reino Unido, que renunciou em 1996 para soprar o apito. Ela agora é um escritor, orador e diretor da Law Enforcement Against Prohibition.


AFP Photo / Paul J. Richards

Hoje nós vivemos nossas vidas através da internet, mas temos de ter a responsabilidade de proteger a nossa privacidade como nossos governos não podemos garantir que as agências de inteligência não nos espionar, ex-agente do MI5 Annie Machon disse RT.

RT: O que você acha sobre a situação com os denunciantes?

Annie Machon: Eu acho que nós tivemos ao longo dos últimos anos, um número de denunciantes incrivelmente corajosos vêm para a frente. E eu acho que foi bom, porque o grau de criminalidade foram expondo para o bem público, e também para levantar o perfil do conceito de denúncia, como é importante dentro de democracias em funcionamento para que os regulamentos de último recurso delito expondo. Suponho que a desvantagem é que a América particularmente e também o Reino Unido parece estar travando uma guerra contra os denunciantes. Então, ao invés de tomar as suas provas, investigando alegações de criminalidade, e vendo que a justiça seja feita o que eles estão tentando é encarcerar os denunciantes, persegui-los, em vez de protegê-los. E seria bom ser capaz de ver 2015 como o ano em que são objecto de uma protecção jurídica adequada e as suas divulgações sejam devidamente investigados.

RT: São pessoas que tomam sua privacidade mais a sério depois de todas as revelações de Snowden? Ou eles estão apenas fazendo uma piada sobre isso?

AM: Sim, uma das piadas, é claro, é "GCHQ está sempre ouvindo seus clientes." Eu acho que as pessoas estão começando a tomar a sua privacidade mais a sério. Depende de qual país você vive, porque embora dependendo da cobertura da mídia e do grau de cobertura da mídia as pessoas são mais ou menos consciente do que está acontecendo.

Por exemplo, na Alemanha, há uma compreensão histórica da importância da privacidade como a última defesa contra o deslizamento para um governo tirânico. E também as pessoas ainda estão muito conscientes da história mais recente, coisas como a polícia secreta Stasi. Então eles tomam estas questões muito a sério e, de fato, há uma série de iniciativas na Alemanha para a protecção dos direitos dos cidadãos.

No entanto, em lugares como o Reino Unido, por exemplo, onde a mídia tem sido amplamente censurado em torno de relatar algumas das divulgações muito graves que o Sr. Snowden produzidos, há menos consciência; há mais de um tipo de complacência que os espiões são sempre os mocinhos, que ... se você não fizer nada de errado você não tem nada a esconder. Mas eu acho que, mesmo nas pessoas do Reino Unido estão acordando para isso, então tudo o que podemos fazer é agradecer Edward Snowden por tudo que ele tem feito para aumentar a conscientização dessas várias questões ao redor do mundo.

RT: Como pode usuários comuns da Internet a proteger seus dados?

AM: Bem, é difícil. Ele tem sido incrivelmente difícil, mas eu sei que a comunidade de tecnologia está trabalhando em simplificando a forma como você pode aplicar coisas como protetores de privacidade básicas, como criptografia, como o uso de ferramentas para navegação na web anônimo e coisas assim. E eu estou espantado que, durante o ano passado bastante muitos dos meus contatos e amigos, de repente, passou a adotar a criptografia PGP, para que pudéssemos enviar e-mail com a privacidade. Eu acho que, apesar dos obstáculos mais pessoas estão tomando estas questões a sério e começando a adotá-las. Agora, uma questão tem crescido exponencialmente ao longo do último par de anos e é uma iniciativa chamada CryptoParties onde você começa tecnólogos socialmente ocupados segurando recolhimentos voluntários, onde as pessoas que deseja criptografar seus laptops, que não quer proteger sua privacidade podem levar seus computadores junto a estes CryptoParties e ter estas tecnologias instaladas, a fim de se proteger. E este é um fenômeno global que vem acontecendo há cerca de dois anos. E muito me encorajo a todos a encontrar o seu CryptoParty local e ir e ficar protegido.

RT: Bem, vamos chegar ao outro lado da barricada. Qual é a posição das agências de segurança do mundo?

AM: Eu acho que o que estamos vendo é apenas a ponta do iceberg dos documentos Snowden e até mesmo aqueles que são ruins o suficiente. E, claro, as agências de inteligência de todo o mundo estão esperneando e dizendo "Isso não é justo, vamos colocar de volta as nossas capacidades em termos de investigação de ameaças à segurança nacional." No entanto, na verdade, a maior parte das divulgações têm mostrado que eles têm agido ilegalmente segundo o direito internacional e as leis nacionais. Então, ao invés de uma espécie de reinante nesses poderes o que eles estão pedindo agora é para os governos nacionais para fortalecer as leis retrospectivamente para legalizar o que já vem fazendo. Então eu acho que é provavelmente tão muito business as usual.

RT: Você disse que é apenas a ponta do iceberg. E nós sabemos que a NSA é hoje se preparando para uma guerra cibernética. É possível que as pessoas comuns também podem estar envolvidos nisso?

AM: Se você pensa o quão dependente nossos países estão na internet. Quero dizer isso é o centro nervoso de nossas civilizações modernas, ele controla coisas como estações de energia, controla o nosso transporte, ele controla os nossos hospitais, nossas registros médicos, tudo, nossa banca. Então, se os ataques cibernéticos são lançados potencialmente países inteiros poderia ser paralisada por um tal ataque. E, de fato, já vimos que a América e Israel têm se engajado em guerra cibernética. Há alguns anos, algo chamado o vírus Stuxnet foi desencadeada contra as capacidades nucleares civis do Irã e isso causou grandes danos aos sistemas. E, claro, uma outra variedade Stuxnet é uma espécie de lá fora, em um selvagem e ele está sendo transformado e pode voltar-se contra qualquer um dos nossos países. É um pouco como colocar a agentes de guerra biológica lá fora. Esses agentes podem sofrer mutação e causar danos maciços e uma vez que eles estão lá fora, as agências de inteligência que liberam deles não pode controlá-los ou prever onde eles estão indo bater em seguida. E isso é o que temos visto com os Estados Unidos e Israel desenvolvimento de que o vírus Stuxnet.

RT: Você acha que o conceito de privacidade vai mudar no futuro?

AM: Eu acho que é uma tarefa difícil, como o conceito de privacidade vai desenvolver porque agora gerações inteiras cresceram sabendo agora um mundo com a internet embutido nele - os nativos digitais sei mais nada. E, claro, eles são incentivados especialmente por coisas como Facebook e Twitter para viver suas vidas em linha e colocar todas as informações lá fora. Então, é como se tivessem sido preparado para aceitar uma espécie de Big Brother, que tudo vê olho que pode assistir a suas vidas online. No entanto, eu acho que por causa dessas divulgações dos denunciantes bravos como Edward Snowden e Chelsea Manning e, claro, este ano o Sam Adams vencedor do prêmio Bill Binney do NSA. Por causa de sua bravura mais pessoas estão conscientes dos perigos de viver suas vidas inteiramente no brilho do panóptico internet. Então, eles estão se afastando de coisas como as grandes empresas americanas que, naturalmente, têm portas traseiras construído para eles e pode ser facilmente subornado pelas agências de inteligência para entregar todas as informações. Eles estão se movendo para coisas como a tecnologia de código aberto e eles estão começando a tomar medidas para proteger suas vidas online e torná-los privados novamente. Então, eu acho que é uma fase muito interessante em nosso desenvolvimento, porque todas as nossas vidas são vividas através da internet, mas todos nós temos que assumir uma responsabilidade cada um e de cada um de nós para proteger a nossa privacidade, pois não podemos garantir que nossos governos podem contra estes agências de inteligência.

FONTE:
http://rt.com/op-edge/225031-nsa-spying-snowden-internet-privacy/

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário aqui ou deixe sua opinião.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

SUA LOCALIZAÇÃO, EM TEMPO REAL.

Blogger Themes

Total de visualizações de página

Seguidores deste canal

Arquivo Geral do Blog

Minha lista de Sites e Blogs Parceiros

Translate this page

Hora Certa